Minha opnião sobre o Kubuntu 7.10

Bom, pra quem esteve acompanhando o canal irc da Linux vs Windows sabe que baixei o Kubuntu Linux 7.10 para testar em meu notebook. A instalação foi simples, no final dela, ao iniciar o sistema rapidamente (sim, o tempo de boot melhorou muito) o sistema já me informa que há hardware meu que requer driver proprietário, ao clicar na mensagem sou informado que meu softmodem/winmodem, um Agere AC’97 (usa o chipset smartlink, o mesmo usado nos pctel e lg i56* e lg netodragon) necessita de um driver proprietário, eu coloquei para instalar o driver e jaá imaginava que o sistema iria baixar os arquivos na internet, mas não… apenas pediu o cd de instalação do Kubuntu e instalou o que era necessário. Todo o hardware de meu humilde notebook ecs g557s foi detectado e configurado sem problemas, fiquei surpreso, tenho que admitir, ja que até mesmo meu teclado lazarento funcionou tranquilamente.

Também presenciei alguns bugs como um do Kopete, só de conectar à rede Msn o kopete morria, fora isso, instalei o amsn e o firefox (sim, o firefox não vem no kubuntu, o usuário tem que apt-getar ele), os meus dispositivos usb foram bem gerenciados (meu pendrive e mp3) sem problemas, mas tive os mesmos problemas de sempre com os temidos codecs da Real (necessários para assistir vídeos em rm e rmvb). Já que a placa de vídeo do notebook é uma SiS, o RealPlayer roda muito mal, travando constantemente o vídeo, então tive que fazer um método alternativo para assistir os vídeos em rmvb.

1- Baixe os arquivos necessários em:

http://www.geocities.com/xxmarukoddxx/codecs.tar.gz

2- Descompacte-o em seu diretório /home:

tar -zxvpf codecs.tar.gz

3- Configurando o Kaffeine para utilizar os codecs:

– Execute o Kaffeine, vá no menu “Configurações” e depois em “Parâmetros do Xine”.

– Vá em “decoder” e na caixa “path to RealPlayer Codecs” insira o diretório dos codecs, no meu caso foi “/home/maru/codecs”, depois disto clique em “aplicar” e depois em “Ok”. Se tudo funcionou corretamente, como funcionou aqui, você será capaz de assistir os vídeos rmvb sem problemas.

O Kubuntu está muito bom pelo que estou presenciando, apesar de eu ter tido problemas com as versões anteriores dos *untu. Espero que tenham gostado desse pequeno “review”(se é que pode ser chamado assim) e seja útil para vocês.

~ por maruseruro em outubro 28, 2007.

2 Respostas to “Minha opnião sobre o Kubuntu 7.10”

  1. Fucking, eu preciso voltar usar linux! >_<

  2. realmente o kubuntu 7.10 está evoluido. aprimoraram muitas coisas nele. Mais veloz. Mais bonito. Como não precisei instalar softmodem não tive problema algum com ele, e as placa de vídeo i915 da intel está rodando uma beleza o compiz. Kdenlive já vem no repositório do kubuntu, etc. Bela distro. Agora, vou-me pois quero experimentar o KDE4 q instalei a pouco!😀

Deixe uma resposta

 
